Lorena Brandão: em busca de um sonho | Entrevista

by - julho 13, 2018


Lorena Brandão, 20 anos, modelo e moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Ela, assim como muitas meninas, cresceu com um sonho: ser miss. E por muito tempo lutou para conquistar aquilo que desejava. Com muita garra e força de vontade, viu que tudo aquilo um dia poderia virar realidade. E virou. Em 2018 Lorena foi aclamada Miss Beleza Rio de Janeiro, pelo concurso Belezas do Brasil. E no final deste mês de julho, em São Paulo, ela representará o estado do Rio de Janeiro concorrendo ao título de Beleza do Brasil. 




Lorena Brandão. Foto: Leonardo Fox

Pautas & Pensamentos: Ser miss: porque essa escolha? Quando ela entrou em sua vida? 



Lorena Brandão: Isso entrou na minha vida desde muito cedo. Eu lembro que, quando pequena, assistia ao concurso de Miss na televisão e ficava encantada, porque sempre gostei do mundo da moda. Comecei a querer trabalhar com isso muito cedo, aos sete anos. Eu ficava encantada, pois as meninas fotografavam, desfilavam e falavam com muita firmeza. E eu venho de uma família onde as mulheres são muito fortes. Então, eu olhava para as modelos, e via as mesmas características da minha família. Foi nessa época que eu comecei a sonhar. Pegava o salto alto da minha mãe e andava pela casa imitando as modelos e usava algo na cabeça que lembrasse uma coroa. Naquela época eu não tinha esse entendimento, mas conforme fui crescendo, fui entendendo que ser Miss é muito mais do que um rosto bonito. É representar um povo, uma voz. Eu queria muito mais do que trabalhar com o meu corpo, meu sorriso e minhas características. Eu queria trabalhar com o meu conteúdo. Juntar o exterior com o interior para apresentar uma mulher de representatividade. 


Pautas & Pensamentos: Qual a sua inspiração na carreira de miss? 

Lorena Brandão: Uma das minhas maiores inspirações é a Deise Nunes, primeiro porque ela foi a primeira miss negra. Segundo, porque ela nunca parou. Ela é uma das maiores inspirações, com certeza. A Vera Fischer também é, porque ela soube aproveitar as oportunidades que surgiram na época e se mostrou para a sociedade. Ela é uma inspiração, não só como Miss, mas como profissional. E posso citar a Monalisa Alcântara, com certeza, tive o prazer de conhecê-la pessoalmente. Ela é fantástica! E a Raissa Santana também é uma inspiração. Ela foi uma miss incrível, teve um ótimo preparo. 

Pautas & Pensamentos: Como se sentiu ao saber que foi aclamada Miss Beleza Rio de Janeiro? 

Lorena Brandão: Eu me senti fantástica, poderosa e vitoriosa, acima de tudo! Ser miss é um sonho para mim. Quando eu comecei a conversar com a direção meu coração palpitava. Eu sorria digitando as mensagens, ficava muito emocionada. Isso tudo ninguém vê, mas Deus vê. Cada etapa foi muito emocionante, eu já me sinto vitoriosa, pois eu consegui realizar um sonho. 

P&P: Qual a sensação de estrear na carreira de miss em um concurso nacional, representando o estado do Rio de Janeiro? 

LB: Eu me sinto imensamente grata e honrada. Eu sonhava, mas sonhava começar em um concurso da minha cidade. Quem sabe começar em Nova Iguaçu, depois ir para o Rio de Janeiro e depois concorrer a nível nacional. E Deus foi tão incrível, que quando eu vi, já estava representando o meu estado. Foi surreal! 

P&P: Quais os desafios em ser miss? 

LB: Os desafios são inúmeros, eu diria até que incontáveis. Mas eles não enfraquecem a minha fé e a minha luta. Porém, é um desafio e tanto ser do Rio. Eu já sabia que o mundo miss não é bem aceito e desfrutado aqui no Rio de Janeiro. Porque é muito difícil as pessoas abraçarem isso. Enquanto em outros estados é um pouco diferente. Aqui é um pouco difícil. Então eu tive inúmeros desafios para conseguir parcerias. Eu fui procurar parceria de tudo, desde o cabelo até o sapato. O Rio de Janeiro não conhece o mundo miss e não recepciona as pessoas que estão chegando e querem se apresentar. Mas eu também não posso dizer que foi ruim, pois eu tive a ajuda de muita gente. Não tenho palavras para descrever! Já tive também desafios em relação à saúde, em relação à vida. Eu acredito que a Lorena miss é um fragmento da Lorena inteira. Acredito que tudo isso me constrói, mas também não me define. Eu não sou somente a Lorena miss. Mas muita coisa aconteceu na minha vida, que foram grandes desafios. 



P&P: O que exigem de você como miss? 

LB: Exigem de mim compromisso, pontualidade, oratória, postura, representatividade (ter algo para defender), um corpo bonito, características bem apresentáveis. Além de ter um projeto social. Exigem de mim ser uma mulher inspiradora! 

P&P: Qual a importância da representatividade da mulher negra no mundo miss e da moda e beleza no geral? 

LB: Eu acho extremamente importante. Porque a mulher negra sempre foi destacada, retirada. E no mundo miss e da moda ela foi excluída, como se não existisse. Acreditava-se que ser negra era feio. Então questionavam porque colocariam uma mulher negra no mundo miss e da moda se isso é feio. Hoje em dia isso mudou um pouco. Os negros são a maior parte da população brasileira. Então, é inaceitável eu abrir uma revista e não encontrar nas campanhas de beleza pelo menos 30% das modelos negras. Eu acho muito importante, inclusive, ocupar todos os espaços. Eu tenho a pele clara, mas sou negra. Preciso entender que tenho certos tipos de facilidades e oportunidades que se abrem para mim e não se abrem para uma mulher negra de pele retinta, mais escura. Então, quando eu estiver em algum lugar que aquela negra ainda não chegou, cabe a mim lembrar que ela ainda não chegou e eu preciso tentar ajuda-la. Eu acho essa representatividade extremamente importante, inclusive é a causa que eu defendo. Se tratando de representatividade é isso, alcançar um espaço e fazer com que outras mulheres consigam também. Quero que outras mulheres vejam que eu consegui e acreditem que elas também podem. 

P&P: O que você ainda almeja conquistar em sua carreira? 

LB: Com certeza eu sonho em conquistar o título. Eu sonhava em ser miss e isso se realizou. Agora é ganhar o título de Beleza do Brasil, quem sabe representar o país lá fora. Estou me preparando ao máximo, não sei ainda o que o tempo me reserva. Eu almejo ganhar um título e dar continuidade a ele. Ser uma miss lembrada, que as pessoas tenham carinho. E desejo ganhar visibilidade, conquistar espaço na mídia como miss e produtora de moda, para que pessoas possam estar chegando juntamente comigo para cuidar das crianças e dos projetos sociais. A partir daqui, desejo conquistar tudo isso. 



Lorena, brilhe em seu novo caminho. Estamos aqui na torcida por você!


Créditos:

Texto e entrevista: Lysis Sevilha
Foto: Leonardo Fox
Edição das fotos: Bianca Barreto


You May Also Like

1 comentários