Precisamos falar sobre racismo e infância: eu também tenho pressa

by - junho 18, 2018

Imagem: Pixabay


Faz alguns dias que a Ana Paula Xongani, estilista de moda afro e youtuber, publicou um vídeo em seu canal intitulado “EU TENHO PRESSA”. Se você ainda não viu, veja. Ela estabeleceu uma discussão muito importante e urgente, mas a história era de cortar o coração. 

Em resumo, nesse vídeo, Ana Paula contou uma situação que acabará de passar com sua filha, logo após ter ido buscá-la na escola. Chegando no prédio onde moram, a filha de Ana Paula foi ao playground, onde brincavam mais três meninas. Ela se aproximou, as meninas se afastaram. Ela chegou mais perto, e elas foram para mais longe. Ana Paula registrou esse momento com uma foto. E, com lágrimas no olhos, relatou o ocorrido aos seus seguidores na internet, com um pedido muito importante.

O post de hoje é para fortalecer esse pedido. Eu, como mulher negra, jornalista e futura mãe, não posso deixar que isso passe despercebido. Imagine a dor dessa criança ao ter sido excluída por aquelas meninas. Ela disse à mãe que aquilo era comum, sempre acontecia. O que deve se passar naquela cabecinha? Como será que ela se sente? Como crescerá com tudo isso? Estamos aqui falando de racismo, discriminação, situações pelas quais muitas crianças negras passam. Sabemos que, além do racismo, muitas outras crianças (sejam elas brancas ou negras), são vítimas constantes de bullying. Por isso, deixo aqui o meu pedido:

Pais, por favor, sejam sábios na educação de seus filhos. Ensinem a amarem e a respeitarem ao próximo. Não reproduzam frases ou comportamentos racistas. Mostrem que todos são iguais. Tudo começa por meio da educação. A educação de vocês. E isso é muito importante. Eu não sou mãe ainda, eu sei, mas fui muito bem educada e passarei o mesmo aos meus filhos. Me corta o coração imaginar que um dia eles podem passar pela mesma situação que a filha da Ana Paula. Eu não quero um mundo assim. Ainda há tempo de mudança. E ela não pode ser demorada. Nós temos pressa. 

Colocar uma criança no mundo e ter a missão de educá-la é a maior responsabilidade da vida. Ter a função de participar da construção da personalidade, dos gostos e dos valores de uma criança é um dever que deve ser posto em prática de maneira sábia. É algo que se refletirá no futuro de cada um deles. Gostaria de encerrar esse texto com uma citação de um discurso feito por Martin Luther King Jr, há quase 55 anos, no dia 28 de agosto de 1963. Ele fala sobre o seu sonho de viver em uma sociedade de igualdade, sem distinção de cor e raça:


“Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje”.







Martin Luther King, eu também tenho esse sonho. Ana Paula, eu também tenho pressa.

You May Also Like

1 comentários