#6 dicas que podem te ajudar na busca pelo primeiro emprego

by - maio 23, 2018




Você concluiu a tão sonhada faculdade, tem vários planos em mente e está super empolgado com o futuro. O tempo passa e você continua animado. Primeiro mês, segundo mês, terceiro mês e já não aguenta mais.

Sim, conquistar o primeiro emprego pode não ser um processo tão simples. Na verdade, eu acho que, atualmente, não é mesmo. Segundo dados levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2017 a taxa de desocupação entre jovens dos 18 a 24 anos chegou a 28,8%, o maior número já apurado.

Resolvi levantar esse assunto, porque, no momento, também estou passando pela mesma situação. Não sou nenhuma especialista, longe disso, mas mesmo assim decidi trocar algumas dicas que podem te ajudar na busca pelo primeiro emprego. Quem sabe elas podem te ajudar. 


Dica #1 – Não pire!


Essa é a dica número um. Mantenha a calma, de verdade. Quanto mais tranquilo estiver, mais simples pode ser esse processo. Eu sei que às vezes isso é muito complicado, muito mesmo. Mas se perdermos o controle, não vamos conseguir seguir com nosso objetivo maior: conseguir um emprego.


Dica #2 – Pense em projetos novos


Por que não? Ficar parado não adianta! Se você é jornalista, pense em algo que pode fazer com a sua profissão. O que você mais gostava na época da faculdade? Escrever? Crie um blog. Mídias Sociais? Faça alguns serviços para quem precise (de quebra ainda ganha um dinheirinho). Exercite a mente e tente.

Dica #3 – Continue estudando 

Não é porque já se formou que não precisa estudar mais. A faculdade nunca ensina tudo o que precisamos saber, isso só depende de nós mesmos. E se não tiver dinheiro para pagar um curso, ou uma pós-graduação, procure cursos gratuitos na internet, ou conteúdos que possam te ajudar a agregar conhecimento. O mercado está cada vez mais exigente e as vagas cada vez menores. Não dá para ficar parado.

Dica #4 – Esteja próximo de profissionais da sua área

Networking é muito importante. Principalmente hoje em dia, em que tudo é na base do QI (quem indica). Então, esteja sempre em contato com colegas da sua profissão, professores, pessoas que estão no mercado e poderão te ajudar. E se não tiver tantos contatos assim, corra atrás. O LinkedIn é uma ótima plataforma para isso. Lá você pode estabelecer várias conexões com pessoas da sua área.

Dica #5 – Pesquise empresas onde gostaria de trabalhar

Sabe o “Trabalhe Conosco” daquela empresa dos sonhos? Então, cadastre-se. Acho que, nessa fase, qualquer tentativa é válida. Não sabemos se nosso currículo será visto. Nem sempre recebemos uma resposta, no máximo um “seu currículo está em nosso banco de dados para futuras oportunidades”. Pode ser desanimador, mas pelo menos ele está lá. O que não pode é ficar parado. E se o cadastro não for o suficiente, ligue, visite, pergunte, seja corajoso.

Dica #6 – Não desista

Essa é a última, mas não menos importante. Tenho ouvido isso de muitos jornalistas com os quais ando conversado ultimamente. Pode parecer muito difícil. Mas se tem um sonho profissional, corra atrás dele. Se capacite e seja a pessoa ideal para aquela empresa. O que não vale é jogar um investimento de anos assim, no lixo. Em alguns momentos não será fácil. Até que o “sim” chegue, ouvirá muito “não”. Mas faz parte, o melhor está por vir. Acredite!

Essas são algumas das dicas que tenho para compartilhar com vocês. Tenho tentado praticar, na certeza de que em breve chegará a minha vez. E você, tem algo que possa acrescentar? Eu adoraria saber. Vamos trocar?

You May Also Like

1 comentários

  1. Muito legal o texto! Com certeza muitos se identificarão, como eu! Nada de desistir!

    ResponderExcluir